Unidade vai produzir 100 milhões de litros do produto por ano e atender 14% da demanda pelo combustível limpo
O Grupo Bertin, com frigorífico em Lins (100 quilômetros de Bauru), está construindo a maior usina de biodiesel em capacidade já instalada no País para a produção do combustível, com previsão de entrar em operação ainda neste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, estão sendo investidos de R$ 20 milhões a R$ 40 milhões em um projeto de usina flex - vai processar matéria-prima animal e vegetal.
A unidade comportará um processamento diário de 300 toneladas de sebo bovino, com uma estimativa de 100 mil toneladas por ano, o equivalente a 100 milhões de litros de biodiesel. A produção será utilizada para consumo próprio e também comercialização para abastecimento do mercado.
Segundo a assessoria de imprensa, a Bertin está de olho em uma grande fatia do mercado que se abrirá, nos próximos anos, para a matriz energética limpa. O objetivo da empresa é atender 14% da demanda nacional, por meio da adição de 2% do produto no diesel. A planta da usina utilizará sebo bovino, disponível no frigorífico Bertin, e matéria-prima proveniente de girassol, pinhão-manso e outros.
A usina de biodiesel está em fase de construção na rodovia Marechal Rondon com a BR 153, em Lins. Ao lado, a empresa já tem instalada a Bracol, unidade de beneficiamento de couro bovino.
Com uma área de 30 mil metros quadrados, a usina de biodiesel foi projetada pela indústria de base Dedini. A Bertin ressalta que o investimento em Lins vai gerar empregos (ainda não calculados) e renda. A empresa argumenta que o crescimento econômico no setor de energia está consolidado em outros países e ainda oferece o desenvolvimento sustentável com vantagens para o biodiesel, como a redução da emissão de poluentes e o ganho em crédito de carbono.
Produtores animados
A instalação da usina de biodiesel em Lins chamou a atenção da Prefeitura de Presidente Alves. Segundo a prefeita Sandra Regina Sclauzer de Andrade (PT), nesta segunda-feira, está marcado um encontro com produtores rurais do município para discutir a inserção dos agricultores como fornecedores de matéria-prima para a usina de biodiesel. O encontro ocorre às 16h30 na prefeitura. Ontem, Andrade estava animada com a possibilidade após ouvir a repercussão da novidade no Fórum Regional de Políticas Públicas em Lins, promovido pela prefeitura em parceria com o Sebrae-SP, Escritório Regional de Bauru.
Ricardo Santana